Histórias

Vinhais- Beleza natural

Descobre porque Vinhais faz parte da cultura das motas no norte de Portugal (e porque deves visitar)

Pedro
Vinhais- Beleza natural

Vinhais é uma vila no nordeste de Portugal com cerca de 2000 habitantes. A cidade mais próxima é Bragança, localizada a cerca de 40 km pela maravilhosa EN103.

A estrada que liga Bragança a Vinhais é bastante acidentada, atravessando 2 rios (Tuela e Baceiro) no seu curto percurso. Devido à topografia da região, a estrada apresenta-se num espetacular gradiente de curvas com sobreelevações que são um autêntico prazer de condução de mota. As vistas da berma da estrada demonstram a beleza natural do parque de Montesinho e uma enorme quantidade de carvalhos.

O lugar

Ao chegar a Vinhais, vais-te aperceber que está colocada numa encosta de uma pequena serra. A estrada nacional é a rua principal, e também a mais plana da vila. Ruas para a esquerda são a descer e à direta são a subir. Será difícil não ver as muralhas e uma torre de castelo medieval, que se iluminam à noite.

Recomendamos que visite o centro local de turismo (perto da Câmara Municipal), o qual faz um excelente trabalho de divulgar as diversas maravilhas que a região tem para oferecer.

Um dos destaques da vila vai para o parque biológico de Vinhais. Estando próximo da vila, no cume da serra da coroa, oferece uma excelente vista panorâmica sobre a vila e o que a rodeia. Este parque biológico é montra da diversidade de flora e fauna da região. Aqui é possível ver várias espécies autóctones no seu habitat natural e num ambiente bem cuidado. Será também possível participar em várias actividades promovidas pelo parque aventura integrado no parque biológico.

Se estás no parque biológico de Vinhais e estás disposto a um ligeiro desvio, recomendamos que te dirijas ao baloiço panorâmico que está bastante próximo. Este baloiço mostra também um dos famosos produtos da região: a chouriça de Vinhais.

Se visitares Vinhais em Fevereiro, não deves perder a Feira do Fumeiro. Esta feira dá o famoso título de "Capital do Fumeiro" que é legível no cimo do baloiço:

Tirámos estas fotografias em Dezembro, onde as temperaturas são muito baixas (estavam cerca de 3°C quando tirámos as fotos). Nesta altura é possível encontrar nevoeiro, que quando combinado com o silêncio e solidão da floresta criam as condições ideais para contemplar as vicissitudes da natureza.

Prometemos a nós próprios voltar e tirar fotos com outro tempo. Voltaremos de certeza pois queremos incluir esta região numa das nossas rotas. Queremos apenas o melhor de Portugal e Vinhais é imperdível para quem percorre Portugal de mota.

A sensação local

Vinhais é silencioso, calmo e lindo. O silêncio é eventualmente quebrado pelos suspeitos do costume: tractores e outro equipamento agrícola.

Einstein passou muito tempo a debater a relatividade do tempo, mas isto é um facto conhecido por todos que habitam em Vinhais: é comum ver carros "estacionados" no meio da estrada. Para quem estaciona "é um instantinho", mas certamente parecerá mais para quem assiste. Este hábito local pode surpreender quem passa, mas certamente ajuda a entender a gente de Vinhais: toda a gente se conhece.

A cultura local está ligada a tradições históricas. Algumas destas tradições são trazidas de um distante passado em que o diabo era parte frequente e fundamental da religião. Anualmente a vila transforma-se em "uma terra dos diabos" onde celebra o diabo e a fugacidade da vida

Não deixe esta conversa de diabos assustá-lo! As pessoas aqui são extremamente simpáticas e garantimos que será recebido de sorriso e com as inofensivas questões sobre você e a sua viagem. Por certo notará que as pessoas não conseguem esconder a hospitalidade típica de quem recebe alguém que se dá ao trabalho de partir à descoberta.

Devemos também mencionar o fantástico moto clube "Javalis do Asfalto". Esta associação tem uma presença activa na vila ao organizar diversos eventos por ano. Se vir com atenção será fácil encontrar diversos carros e motas orgulhosamente enfeitados com autocolantes dos Javalis de Vinhais. Recomendamos a visita à página do facebook dos Javalis do Asfalto. Tornámo-nos sócios deste fantástico clube:

Conclusão

Devido à sua localização na famosa estrada nacional N103, Vinhais beneficia duma merecida atenção pelos motociclistas. Grandes estradas, paisagens de cortar a respiração, boa gente e tradições antigas (mas vivas) tornam a vila de Vinhais um ponto de paragem obrigatório no Norte de Portugal.

Esperamos que visites Vinhais numa das nossas tours a bordo das inesquecíveis Honda Monkey rosa da PinkMyBike.

Happy touring!

PinkMyBike

RNAAT n. 964/2022

Rua do Paço, nº12

5300 - Bragança, Portugal

facebook/ instagram